Foto: Vinicius Becker (Diário)
A prefeitura de Santa Maria prevê concluir até agosto a entrega das mais de 80 mil peças de uniforme escolar para alunos da rede municipal de ensino. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o processo de distribuição está em andamento. Até o momento, cerca de 38.850 peças já foram entregues. Outras 35.100 devem chegar às escolas nas próximas semanas.
— A entrega que, em princípio, estava marcada para o início de setembro, foi antecipada. Algumas peças já chegaram às escolas e a nossa expectativa é que todas sejam entregues até o final de julho ou início de agosto — afirmou a secretária adjunta da Educação, Adriana Bonumá.
Os uniformes que já foram entregues são destinados a alunos novos, estudantes que não haviam sido contemplados em 2024 e crianças que apresentaram diferença significativa de tamanho de um ano para o outro. Segundo a Smed, a distribuição leva em conta a necessidade específica de cada escola.
Problemas com a licitação
Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, Adriana detalhou os desafios enfrentados no processo licitatório deste ano. Segundo ela, duas empresas foram desclassificadas por não atenderem aos padrões mínimos de qualidade exigidos. A terceira colocada, que confeccionou os uniformes em 2024, foi aprovada e está realizando as entregas.
— Tivemos que desclassificar duas empresas pela baixa qualidade nos uniformes. Só a terceira empresa passou no padrão mínimo de qualidade e que, portanto, foi classificada. Isso acabou estendendo o cronograma além do previsto — explicou.
A secretária adjunta também apontou a logística dos tamanhos como um dos principais desafios do programa.
— Muitas vezes, temos uma criança de 7 anos que usa o tamanho 10, ou então o tamanho 10 na parte de cima e 7 na de baixo. Esse desmembramento dos kits é necessário para que as famílias sejam contempladas com a maior qualidade e eficiência possível — detalhou.
Uniformes da rede municipal
A entrega de uniformes é determinada por lei municipal sancionada em 2023, que garante dois kits completos por ano letivo, um de verão e outro de inverno. A distribuição começou apenas em março de 2024 e se estendeu até setembro daquele ano.
A lei foi sancionada em 2023 e o processo (de entrega dos uniformes) começou no ano passado, em março de 2024, se estendendo ao longo do ano e se encerrando em setembro do mesmo ano
"Nós temos os ultimos uniformes sendo entregues em setembro de 2024, e, por força de lei, nós temos que os alunos serão contemplados com o kit anual, sendo distribuidos no inicio do ano letivo."
"Para 2025, a secretaria de educação programou a correção desse fluxo para se adequar a lei"
"mas claro que nós temos situações particulares, ne, que estão sendo contempladas, sim, no ano de 2025, tanto que, no inicio desse ano, nos abrimos uma nova licitação de uniformes. O processo licitatório acabou de estendendo um pouco mais. Por que? Porque nós tivemos uma primeria empresa que foi desclassificada em virtude da baixa qualidade dos uniformes apresentados. Nos tivemos a apresentação de uma segunda empresa, que também acabou sendo desclassificada por conta da baixa qualidade, por nao responder a um padrao minimo de qualidade. Tivemos uma terceira empresa que ai sim esta passou no padrão minimo de qualidade e que, portanto, foi classificada. Que é a empresa que nós estamos aguardando a entrega dos uniformes"
"(a entrega dos uniformes) que em principio estava agendada, marcada, pelo prazo minimo de 120 dias, para o iniico de setembro. A partir de negociações com a empresa, nos conseguimos adiantar esse prazo. Algumas peças ja foram entregues e as demais serão entregues ate o final de julho. Essa é a nossa expectativa"
Ate o presente momento: 38.850 peças entregues, em diferentes escolas, de acordo com a necessidade (alunos novos, alunos que tiveram usa diferença grande de tamanho de 2024 p 2025, e alunos que por ventura que não receberam as peças em 2024)
35.100 peças a serem entregues (final de julho inicio de agosto)
Empresa de Santa Catarina - mesma empresa que confeccionou os uniformes em 2024
"Como todo projeto, todo programa que se inicia, a gente vai tendo ao longo do programa algumas correções, por exemplo, a qualidade dos uniformes que vieram foi uma qualidade muito boa, mas tivemos algumas distorções de tamanho que a empresa prontamente corrigiu no ano apssado, e que ja esta sendo corrigido também para este ano"
"outra dificuldade nessa logistica é a diferenca de tamanho das crianças. Muitas vezes, a gente tem uma criança de 7 anos que usa o tamanho 10, ou então que usa o tamanho 10 na parte de cima e 7 na debaixo. Esse desmembramento dos kits para adequar aos tamanhos a central de uniformes se obriga fazer para que essas familias possam ser contempladascom a maior qualidade e eficiencia possivel"